top of page

INFO

"O Corre Pelo Certo, busca romper com o determinismo periférico, esclarecendo dúvidas e trazendo informações sobre universidade, mercado e autoconhecimento para os jovens, promovendo engajamento e motivação, pra mostrar os diversos espaços que podem ser ocupados por ele.”

​

- No Brasil, em especial São Paulo, que existe um problema na educação pública não é surpresa, por exemplo, uma pesquisa do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) mostrou que um a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental no país abandona a escola antes de completar a última série, isso mostra por exemplo que o Brasil figurava no estudo com a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países de maior IDH. Quando pensamos em escolas em zonas periféricas de SP, de leste a oeste encontramos jovens desmotivados para os estudos, o futuro etc. Á falta de incentivo familiar e de uma educação pública de qualidade, faz com que os jovens e adolescentes não tenham um senso/ideia de pertencimento a uma classe ou grupo social, isso faz com que ele acabe se limitando em diversas esferas, como social, política, cultural e educacional. Após terminar o ensino médio (quando conseguem), esses jovens ficam em diversas vezes, sem saber qual caminho a seguir e/ou se existe algum caminho, se limitam apenas a uma ideia se servir para o capital, de trabalhar e ter dinheiro sem saber ao certo pra que ou por que. Isso promove milhares de consequências, do uso de drogas a problemas emocionais como depressão e ansiedade entre outras coisas, é preciso que os jovens da periferia tenham acesso a uma fonte de informação para se conhecer e conhecer o mundo que o rodeia.

Acreditamos que a educação é a melhor aliada para a transformação da sociedade, através dela foi possível refletir sobre os problemas que nos cercam e o mundo em que vivemos e queremos. Pertencente em grupos marginalizados, não havia expectativas que nós um dia poderíamos ter acesso a espaços que hoje fazemos parte (inclusive, a oportunidade de participar desse projeto), conseguimos desenvolver nossas vidas pessoais e profissionais numa visão crítica do mundo e de nós mesmos. E sabemos a importância dessa percepção e como tudo isso é enriquecedor e transformador. Esperamos muito que a partir desse projeto adolescentes e jovens possam se engajar socialmente, um primeiro passo para transformar e mudar crenças, pensamentos e padrões, com isso promover primeiro uma modificação individual e consequentemente uma mudança social.

718a244c-a300-4562-8f97-a4949c758e3f.jpg
bottom of page